Nome em Inglês:Arqueopteryx
Nome Científico:Archaeopteryx lithographica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Archaeopterygiformes
Família: Archaeopterygidae
Distribuição geográfica:Europa
Época: Jurássico
Peso: Cerca de 4 quilo
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação: Carnívora
Significado do nome: (Archaeopteryx lithographica, do latim "asa antiga").
Descoberto: O arqueopterix foi descoberto na década de 1850, em calcários da Formação Solnhofen, no sul da Alemanha. Estas rochas calcárias foram depositadas em ambiente lagunar declima subtropical do Jurássico superior, há 140 milhões de anos atrás.
Espécies: A. lithographica Meyer, 1861; A. siemensii Dames, 1897
O fóssil do Archaeopteryx é considerado uma das mais importantes descobertas pois é considerado, por muitos, a ligação entre dinossauros e pássaros. Teve dentes e garras, mas também teve penas e asas. Há muitas perguntas sobre este animal que ainda não foi respondido. Voou ou só poderia planar? Alguns pensam que usou suas asas para ajudar a saltar mais alto.
Como a descoberta de uma única pena em 1860, foram achados só sete espécimes adicionais de Archaeopteryx, tudo em pedra calcária jurássica em Solnhofen no Sul da Alemanha. O primeiro esqueleto se encontra agora no Museu de História Natural de Londres, e o mais espetacular é o Espécime de Berlim que se encontra em Humboldt Museum de Berlim.
Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
Muito bom seu blog, d gosto de dinossauros e tudo que se relaciona com eles. Já publiquei vários textos sobre esses nobres bichões. Aconselho que você leia no meu blog www.jairclopes.blogspot.com o texto "Dinossauros" publicado no dia 17/06/2009. Parabéns pelo conteúdo interessante, já o estou seguindo.
ResponderExcluir