Páginas

videos de dinossauros

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alossauro


Alossauro

AlossauroNome Comum: Alossauro
Nome em Inglês: 
Alossaurus 
Nome Científico:
 Allosaurus Fragilis
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Micro-ordem: Carnosauria
Família: Allosauridae
Distribuição geográfica: viveu principalmente nos EUA, África e Austrália
Época:  Fim do Jurássico, entre 153 à 135 milhões de anos atrás
Peso:  até 3 toneladas
Tamanho: até 12 m de comprimento e 5 m de altura
Alimentação:  Carnívora
Velocidade: chegava a  30 a 55 quilômetros por hora
Significado do nome:  O nome Allosaurus quer dizer “lagarto diferente”, porque suas vértebras diferem as vértebras dos outros dinossauros.
Descoberto: O primeiro fóssil de alossauro foi descoberto em 1877 por Othniel Charles Marsh e desde então já foram encontrados mais de 100 ossos referentes a espécies do gênero, sendo que os achados mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal.
Espécies: Allosaurus fragilis; Allosaurus atrox ; Allosaurus europaeus;  Allosaurus SP; Allosaurus maximus;  Allosaurus trihedrodon
AlossauroCaracterísticas: Possuía estranhas elevações ósseas em cima e na frente dos olhos, sua cauda era comprida e o pescoço curto e forte. Nos pés tinha quatro dedos, sendo que um era menor.
Allosaurus fragilis foi o maior dinossauro predador da sua época, um carnívoro esguio e veloz. Seus braços eram fortes e suas mãos possuíam dedos com garras de até 15 cm de comprimento. Sua boca era equipada com até 70 dentes que alcançavam 20 cm de comprimento. Cada dente apresentava duas bordas serrilhadas, para cortar profundamente suas presas e forte curvatura para impedir que elas escapassem. O tamanho de seu cérebro indica que o Allosaurus fragilis era um dinossauro iAlossauronteligente. Possivelmente tinha o hábito de se reunir com vários outros para caçar espécies herbívoras bem maiores, uma vez que o saurópode Camarosaurus, uma de suas presas, tinha mais de 20 metros de comprimento. A. fragilis era apenas um pouco menor (até cinco metros de altura), mas bem mais esbelto, pois seu peso não chegava a três toneladas. Daí o nome da espécie, fragilis. Isso fez dele um ágil caçador, pois era capaz de correr atrás de suas presas, enquanto T. rex era muito pesado, e uma queda durante uma corrida poderia ser fatal.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário