Páginas

videos de dinossauros

quarta-feira, 30 de março de 2011

Arqueopterix

ArqueopterixNome Comum: Arqueopterix
Nome em Inglês:
Arqueopteryx
Nome Científico:
Archaeopteryx lithographica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Archaeopterygiformes
Família: Archaeopterygidae
Distribuição geográfica:Europa
Época: Jurássico
Peso:  Cerca de 4 quilo
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação:  Carnívora
Significado do nome: (Archaeopteryx lithographica, do latim "asa antiga").
Descoberto: O arqueopterix foi descoberto na década de 1850, em calcários da Formação Solnhofen, no sul da Alemanha. Estas rochas calcárias foram depositadas em ambiente lagunar declima subtropical do Jurássico superior, há 140 milhões de anos atrás.
Espécies: A. lithographica Meyer, 1861; A. siemensii Dames, 1897
ArqueopterixCaracterísticas: O arqueopterix é uma espécie de ave primitiva que preserva características típicas dos dinossauros, grupo no qual estão incluidas as aves. Foi a primeira ave extinta a ser encontrada no mundo.
O fóssil do Archaeopteryx é considerado uma das mais importantes descobertas pois é considerado, por muitos, a ligação entre dinossauros e pássaros. Teve dentes e garras, mas também teve penas e asas. Há muitas perguntas sobre este animal que ainda não foi respondido. Voou ou só poderia planar? Alguns pensam que usou suas asas para ajudar a saltar mais alto.
ArqueopterixArchaeopteryx parecia muito com alguns pássaros modernos, e várias das espécies encontradas mostram, claramente, o que parece ser penas verdadeiras. Em exame mais detalhado, porém, os cientistas acharam algumas diferenças notáveis entre Archaeopteryx e pássaros modernos. Archaeopteryx teve um rabo longo, duro, ósseo, diferente dos pássaros modernos. Cada asa teve dois dedos separados nas extremidades principais que foram equipadas com garras afiadas e curvadas. Porém, as diferenças maiores estão no crânio. Não teveArchaeopteryxum bico, mas um verdadeiro jogo de mandíbulas que foram equipadas com muitos dentes pequenos e afiados. Interiormente, também havia muitas diferenças na estrutura óssea e ele não possuia o esterno (robusto osso provido de uma quilha que as aves tem no peito, onde se inserem poderosos músculos que permitem o bater de asas para o vôo ), no entanto o Archaeopteryx possuía o chamado " osso da sorte " ou " forquilha " típico das aves.
Como a descoberta de uma única pena em 1860, foram achados só sete espécimes adicionais de Archaeopteryx, tudo em pedra calcária jurássica em Solnhofen no Sul da Alemanha. O primeiro esqueleto se encontra agora no Museu de História Natural de Londres, e o mais espetacular é o Espécime de Berlim que se encontra em Humboldt Museum de Berlim.
Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog, d gosto de dinossauros e tudo que se relaciona com eles. Já publiquei vários textos sobre esses nobres bichões. Aconselho que você leia no meu blog www.jairclopes.blogspot.com o texto "Dinossauros" publicado no dia 17/06/2009. Parabéns pelo conteúdo interessante, já o estou seguindo.

    ResponderExcluir